domingo, 23 de dezembro de 2007

Movimento Juventude com Atitude: o início

Vamos então começar pelo começo. Há cerca de dois meses, um grupo de amigos decidiu sacudir a poeira e entrar em movimento. A idéia era de se inserir em ações do bem, criando uma espécie de Organização Não Governamental, não-municipal, não partidiária. Foi assim que surgiu o Movimento Juventude com Atitude. Uma idéia simples, mas que na prática, apesar de pouco tempo de existência, tem se inserido em ações não tão simples, porém, nada impossíveis de serem feitas. Em dois meses, o Movimento promoveu a Feira dos Artistas Santiaguenses, no shopping Ilha Bella e realizou uma das maiores campanhas de arrecadação de alimentos já vista em nosso município de Santiago-RS, dentro de nossa "Campanha Ceia de Natal".


Feira dos Artistas- O objetivo da Feira dos Artistas era de criar um evento que reunisse todos os segmentos culturais de Santiago em uma mostra única. O shopping Ilha Bella aceitou tornar-se parceira dessa idéia, disponibilizando o seu espaço para se tornar palco e vitrine desse evento. Em seguida, constituiu-se outras parcerias: com o Jornal Expresso Ilustrado e com o Sine, com o CFC Santiago. A partir disso, os integrantes do Movimento Juventude com Atitude começaram a contatar os artistas de nossa cidade para participar do evento, fazendo as suas apresentações.
Cabe ressaltar que a idéia da Feira dos Artistas era de promover um evento sem fins lucrativos, não gastando nada de dinheiro, não capitalizando patrocínio e sendo totalmente gratuito à população. Em virtude disso, o desafio foi grande. Afinal, não é nada fácil organizar um evento sem dinheiro, mas graças a Deus e ao esforço de todos os envolvidos, deu tudo certo e a Feira dos Artistas foi um sucesso.


Campanha Ceia de Natal- O passo seguindo do Movimento Juventude com Atitude foi de organizar uma campanha de arrecadação de alimentos, visando contribuir com a ceia de Natal das famílias carentes, tornando um pouquinho mais feliz o Natal de muitos. Assim, o Movimento entrou em contato com o capitão Sobrinho, do Corpo de Bombeiros, que aceitou ser parceiro nessa idéia e disponibilizou a sua corporação para apoiar a campanha. Outro parceiro foi o CFC Santiago que participou ativamente de todas as etapas de coleta e distribuição dos alimentos. Ao todo, foram arrecadados mais de 1.230 kg de alimentos e distribuidas mais de 80 cestas básicas para famílias pobres e contempladas três instituições: o Lar das Meninas, a Creche Vó Aurora e o Asilo Santa Isabel. Mas vamos contar mais detalhadamente para você a respeito das ações do Movimento, passo-a-passo e revelar nossos futuros planos para pôr Santiago em movimento.

3 comentários:

Rebeca S. disse...

Hey, se a idéia pegar, temos que fazer o logotipo e fazer camisetas, promover eventos... Eu me candidato para um cargo bom. De boa. Vai ser uma boa coisa para Santiago, Adorei a idéia. Beijoos, Rebeca

Rebeca S. disse...

Ah, é a Rebeca.

Lígia Rosso disse...

Tenho o maior orgulho e alegria de fazer parte desse grupo e desejo que em 2008 ele torne-se ainda mais forte e repleto de realizações!

Super abraço!

Lígia.